Início > Arquivo Noticias > Futebol > Melhor defesa da Europa
Terça, 14 Maio 2024
Melhor defesa da Europa PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Sexta, 17 Abril 2009 19:26

090417_defesa.jpgLEÕES SÃO OS MAIS EFICIENTES NA ARTE DE DEFENDER

 

A equipa do Sporting tem a defesa menos batida dos principais campeonatos europeus, em igualdade com o AZ Alkmaar. A formação portuguesa e o líder do campeonato holandês sofreram apenas 15 golos nos respetivos campeonatos, superando todas as formações que atuam nos campeonatos que a UEFA considera como os mais competitivos da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, França, Alemanha, Rússia, Roménia, Portugal, Holanda e Escócia).

 

O conjunto orientado por Paulo Bento, técnico que nunca escondeu a sua preferência por uma defesa sólida como a base importante para a estrutura da equipa, sofreu apenas um golo nos últimos cincos jogos (Marcelinho da Naval foi o autor) do campeonato, não existindo na alta roda do futebol europeu nenhuma defesa mais eficaz.

 

Aliás, olhando para os campeonatos em análise (a Liga russa não está contabilizada uma vez que estão disputadas apenas quatro jornadas), o Sporting é a defesa menos batida da Europa, em igualdade com o AZ Alkmaar, de Louis Van Gaal, num universo de 162 equipas que compõem os campeonatos em análise.

Aliás, neste núcleo de equipas analisadas, apenas 9 das 162 (Sporting, FC Porto, Braga,AZ Alkmaar, Brasov, Unitrea, Dínamo de Bucareste, Cluj e Craiova, os últimos cinco todos da Roménia) estão abaixo dos 20 golos sofridos, destacando-se a formação portuguesa e a holandesa como as melhores.

 

Para se ter uma ideia mais concreta desta realidade, o Sporting tem cerca de metade (15) dos golos já encaixados pelo Real Madrid (31), Juventus (29), Bordéus (30) ou Bayern Munique (36).

Logicamente, que esta diferença se explica também pela competitividade dos respetivos campeonatos, pelo nível do futebol praticado e pelo número de jogos já realizados em cada competição. Enquanto em Portugal se jogaram 24 jornadas da Liga, em Espanha já se cumpriram 30 rondas, em Itália 31 partidas e em Inglaterra 32. A diferença é de, aproximadamente, seis jogos, mas essa realidade não ofusca um feito significativo: ninguém, nos principais palcos da Europa, defende melhor que o Sporting.

 

Olhando para a Liga Sagres, a "fortaleza" leonina é apenas comparada à eficácia defensiva do FC Porto e Sp. Braga (16 golos cada), com Benfica (23) e Nacional (25), equipas que completam o lote dos cinco primeiros, a estarem já acima da marca dos 20 tentos sofridos.

Com um setor defensivo onde pontificam três jogadores formados em Alvalade (Rui Patrício, Carriço e Caneira), sendo que dois deles, Patrício e Carriço têm 21 e 20 anos, respetivamente, este feito ganha maior dimensão.

 

Amanhã, em Guimarães, o Sporting terá mais um teste à forma como pretende salvaguardar a baliza. O brasileiro Roberto atravessa bom momento e o angolano Santana pretende mostrar qualidades. Contudo, para quem vencer é o único resultado positivo, viajar até à Cidade Berço com a melhor defesa da Europa dá alguma... tranquilidade.

 

In www.record.pt


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting