Início > Arquivo Noticias > Futebol > Mário Sérgio: «Segurem o Taison!»
Quinta, 28 Março 2024
Mário Sérgio: «Segurem o Taison!» PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Quarta, 28 Março 2012 01:48
Foto: Mário SérgioMário Sérgio não tem apenas gosto por jogar futebol. Gosta de falar sobre futebol. O antigo lateral-direito leonino, que há quatro anos se mudou para a liga ucraniana conhece como poucos portugueses a equipa do Metalist e continua a acompanhar os leões, cuja camisola suou durante duas épocas e meia. Convidado por O JOGO a antever o confronto europeu de amanhã entre as duas equipas, o camisola 28 do Metalurg Donetsk "reduz" o despique a três duelos individuais, o principal deles entre a defensiva da casa, em especial João Pereira, o explosivo defesa-direito leonino e Taison, o médio ala esquerdo da equipa de Kharkiv. Será aqui, a acreditar no defesa, que poderá estar o segredo para os leões darem um passo em frente... ou não.



"O Metalist é uma equipa matreira e tem um meio-campo organizado", começa por antecipar Mário Sérgio, um admirador confesso de um dos seus sucessores na asa direita da defesa verde e branca, e que já teve a tarefa de marcar Taison. "O ataque do Sporting vive também e muito do dinamismo do João Pereira. Acompanho a par e passo o campeonato português e, a meu ver, ele está num excelente momento. Ainda agora contra o Feirense foi muito importante a sua intensidade", apontou Mário Sérgio, que, pese os elogios, deixou uma recomendação: "O João vai ter um papel importante a desempenhar neste jogo. Nunca vai poder facilitar no espaço defensivo porque vai ter o Taison pela frente. É preciso segurá-lo, pois falamos do jogador do Metalist que causa mais estragos. É um médio ala esquerdo com muita qualidade. Tem rapidez, agilidade, mas não será um jogador só de linha, pois vai em busca do espaço interior para encontrar situações de finalização."

O jogador natural de Paredes alarga o conselho e dá o recado a toda a organização defensiva do Sporting. "O João vai decerto dar acutilância no corredor e, para que não fique desprotegido, é bom ter um médio ou o central mais à direita a compensar. O Taison não gosta de defender e está sempre pregado lá na frente, à espera de uma oportunidade para desequilibrar."

"Favoritismo é todo do Sporting"

Numa antevisão global da eliminatória, Mário Sérgio, de 30 anos, não tem rebuço em atribuir total favoritismo ao Sporting. O lateral que em 2003 trocou o Paços de Ferreira pelos verdes e brancos e integrou o plantel que José Peseiro levou à final da Taça UEFA (hoje Liga Europa) em 2004/05 acredita piamente que os leões têm tudo para garantir um lugar nas meias-finais desta competição, mas todo o cuidado será pouco. Para o defesa-direito, é importante que os leões nunca facilitem. "O Sá Pinto está a fazer um bom trabalho no plano motivacional e será necessário que o Sporting nunca dê nada por garantido caso se coloque em boa posição. São claramente a equipa favorita na minha perspetiva, a que melhor está apetrechada, mas o Metalist também já surpreendeu ao superar o Olympiacos e está muito apostado na Liga Europa. É preciso manter a humildade", salientou.

"Matías é o melhor!"

Para esta eliminatória que seguirá com particular interesse, o nortenho que joga no Metalurg Donetsk está curioso para ver em ação Matías Fernández, ou não fosse o internacional chileno o jogador que Mário Sérgio mais aprecia no Sporting de hoje. "Ele está num momento fantástico, finalmente a aliar regularidade à grande inteligência com que joga. Sem desrespeito por qualquer outro jogador da equipa, para mim o Matías é o melhor jogador do Sporting. Se ele mantiver o nível dos últimos jogos, tenho a certeza que o acesso às 'meias' ficará facilitado", confiou.

"Cristaldo é um 'rato'"

Jogando habitualmente em 4x2x3x1, a formação de Kharkiv é considerada mais forte do meio campo para a frente. O técnico Markevich costuma alternar vários jogadores entre a posição dez e a do homem mais adiantado. O argentino Cristaldo é um desses elementos e merece o destaque do adversário do Metalurg. "É um dos argentinos. É muito rato, muito hábil a movimentar-se em espaços curtos. Precisa de ser vigiado de perto. Finaliza muito bem", avisou.

"Patrício vai ter trabalho"

"De início poucos achavam que daria alguma coisa, mas é muito guarda-redes". É assim que Mário Sérgio fala de Rui Patrício, titular das redes leoninas e nacionais. Porém, o lateral acredita que o Metalist vai testar-lhe a atenção: "Jogadores ofensivos com Devic, Cristaldo, Blanco, Taison, Marlos são muito ameaçadores. Espero que o Rui esteja igual a si mesmo!"

 

In ojogo.pt


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting