Início > Arquivo Noticias > Futebol > À procura da quinta presença nas "meias" de uma prova europeia
Quinta, 28 Março 2024
À procura da quinta presença nas "meias" de uma prova europeia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Terça, 27 Março 2012 22:42

120327_uefaronda com metalist na liga europa começa 5.ª feira

 

A eliminatória da Liga Europa que vai opor o Sporting ao Metalist será a nona ocasião em que os leões disputam os quartos-de-final de uma competição europeia, logrando apenas quatro apuramentos para as "meias".

A formação de Alvalade conta com 51 presenças em competições organizadas pela UEFA, mas apenas em quatro delas conseguiu apurar-se para as meias-finais, a última das quais deixou mesmo um misto de alegria e tristeza nos adeptos, que viram o Sporting perder a final da Taça UEFA para o CSKA Moscovo (na foto).

 

Na edição 2004/05, depois de deixar pelo caminho o Newcastle, nos "quartos", e o AZ Alkmaar, nas "meias", os leões tiveram o privilégio de disputar a final da competição no seu Estádio de Alvalade, mas o golo inaugural do brasileiro Rogério foi insuficiente para derrotar os russos, que venceram por 3-1.

A formação de Alvalade falhava, assim, 41 anos depois, a sua segunda conquista europeia, depois do triunfo na Taça das Taças, em 1963/64.

Essa foi, precisamente, a primeira vez que o Sporting logrou apurar-se para as "meias" de uma prova da UEFA, na qual eliminou os franceses do Lyon e assegurou presença na final, tendo batido os húngaros do MTK Budapeste por 1-0, com o famoso "cantinho do Morais", depois de um empate 3-3 no primeiro jogo.

Dez anos depois (1973/74), o conjunto verde e branco alcançava a sua segunda presença nas meias-finais, novamente na Taça das Taças, mas o desfecho seria diferente, já que o Sporting acabaria por ser eliminado pelos alemães do FC Magdeburgo, que conquistariam a prova, derrotando o AC Milan na final.

Seguiram-se três presenças nos quartos de final, todos na década de 80 (Taça dos Campeões Europeus, em 1982/83, Taça UEFA, em 1985/86, e Taça das Taças, em 1987/88), e seria no início da década de 90 que a equipa "leonina" voltaria a marcar presença numas "meias".

Na temporada 1990/91, o conjunto de Alvalade deixou para trás os italianos do Bolonha, nos quartos de final da Taça UEFA, marcando encontro com o Inter de Milão, na ronda seguinte.

Com um empate 0-0 em casa e uma derrota por 2-0 em Itália, os sportinguistas diziam adeus à prova, caindo novamente aos pés do vencedor da Taça UEFA daquele ano.

A já referida final de Alvalade, frente ao CSKA Moscovo, foi o passo seguinte do historial leonino, que ali encerrou em termos de apuramentos para as meias-finais.

Desde então, o melhor que o Sporting conseguiu em termos europeus foi uma presença nos "quartos" da Taça UEFA, em 2007/08, sendo eliminado pelos escoceses do Glasgow Rangers, que, de resto, perderiam a final frente ao Zenit.

O encontro entre Sporting e Metalist está marcado para quinta-feira, a partir das 20h05, no Estádio de Alvalade.

 

In record.pt


Ítems Relacionados:

 

Redes Sociais

  • Facebook Page: 204936909525135
  • Twitter: scpmemoria
  • YouTube: scpcpmemoria

Escolher Campeonato

RSS Notícias

rss_videos Notícias

Siga-nos no Facebook

header_wikisporting