Augusto Soares Inácio, nasceu a 30 de Janeiro de 1955 em Lisboa - Portugal. Posição: Defesa lateral.
Fruto das escolas do Sporting, Inácio foi um defesa lateral muito seguro e regular, e ao mesmo tempo capaz de apoiar o ataque, subindo pelo seu corredor.
Estreou-se na equipa principal dos Leões a 5 de Abril de 1975, entrando para o lugar de Tomé, a poucos minutos do fim num jogo da Taça, disputado em Coimbra, em que o Sporting ganhou por 4-1, mas só na temporada seguinte é que conquistou um lugar na equipa como lateral direito, função que desempenhou durante duas épocas. No entanto na época anterior quando ainda era Júnior, já tinha jogado num "derby" a contar para a Taça de Honra, no qual o Sporting utilizou a sua equipa de Reservas.
Na temporada de 1977/78 após a chegada de Artur, fixou-se no lado esquerdo da defesa, roubando o lugar ao brasileiro Da Costa, numa altura em que os sportinguistas ainda não tinham esquecido Hilário.
Em Dezembro de 1976 estreou-se na Selecção A, em jogo a contar para a fase de apuramento para o Mundial de 78, que Portugal ganhou por 2-1 ao Chipre em Limassol. Mas só numa fase mais adiantada da sua carreira é que ganharia um lugar cativo na equipa nacional, que representou por quatro vezes enquanto jogador do Sporting, numa altura em que ganhou duas Taças de Portugal (77/78 e 81/82) e foi duas vezes Campeão Nacional (79/80 e 81/82), chegando a ser um dos capitães da equipa.
Após a conquista da "dobradinha" da temporada de 1981/82 saiu com Eurico para o FC Porto.
Ao serviço do Sporting, Inácio efectou 215 jogos e marcou 7 golos.
Texto: Adaptado de http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=In%C3%A1cio
Edição de Vídeo: http://www.sporting.footballhome.net
Música: "Quiet Conclusion" e "Urban Evasion" by Aaron Spencer, MachinimaSound, (Royalty Free Music) [CC-BY]
Imagem: RTP (Rádio Televisão Portuguesa), ina.fr (Institut national de l’audiovisuel) e RAI (Radiotelevisione Italiana) [More] [Less]